quarta-feira, 19 de junho de 2013

Analise do mundo na visão de um Misantropo

Analise do mundo na visão de um Misantropo


Parte 1
Os seres humanos por serem inteligentes, possuem um senso crítico enorme, eles "in-criminam", "pré-conceituam", rotulam e julgam as pessoas mesmo sem conhece-las.Os mesmos em seu estado Niilístico pregam a sua moral e seus raciocínios lógicos. Mas quando sua inteligência está em check  e ou são testados, ele se transformam, não entendem nada, te atacam ferozmente como um animal e as suas críticas ficam mais e mais aguçadas e fatais.
Realmente usando a psicologia e filosofia, venho traçando perfis de várias pessoas e até do meu.
Percebo que cada um tem seus medos, qualidades, defeitos e virtudes. Mas sucumbem pela sua moral ou " falsa moral".

"À medida que ele pergunta sobre a constituição dos antagonismos “efetivos”, passa pela destruição de convicções metafísicas e por pretensões à validade lógica, para chegar à sua doutrina das vontades de potência, que se referem a si mesmas no jogo de forças. À medida que persegue a procedência das oposições de valores que estão vivas em seu século, é compelido a elaborar suas representações filosófico-históricas, orientadas, de preferência, ao fenômeno da moral. À medida que questiona as vontades de potência, que desmoronam em si mesmas na luta das contradições, abre-se para ele o problema do niilismo. (...) À medida que tenta pensar o homem que poderia sobrepujar os antagonismos, constrói a figura do além-do-homem"
"Não existe uma moral, mas muitas morais. Porém,existem dois tipos básicos: a moral dos senhores e a moral de escravos. Esses dois tipos de moral estão estreitamente ligados à vontade de poder.Na moral dos senhores, a oposição “bom” e “ruim” tem o mesmo significado que “nobre” e “desprezível”. O homem nobre despreza o covarde, o medroso, o mesquinho, o que pensa na estreita utilidade; em geral, o homem nobre despreza tudo o que é contrário de si mesmo; sente reverencia pela idade e pela origem; não foi feito para a compaixão e tem orgulho disso. Para o nobre, apenas existem deveres para com seus semelhantes, pois para com os seres inferiores, podem agir “além do bem e do mal”. Já a moral dos escravos é a moral da utilidade. Daqui originou-se a oposição“bom” e “mau”, onde o mau desperta medo. Para o escravo, o um homem bom é um homem inofensivo, de boa índole, fácil de enganar.
"Na filosofia dionisíaca, o homem nobre é capaz de criar novos valores, de
criar a si mesmo. Assim, o homem nobre é o homem afirmativo, que vive a própria
filosofia dionisíaca.A filosofia dionisíaca é a filosofia afirmativa, do homem afirmativo. Esse é o significado do deus Dionísio, ele era o deus que mais afirmava a humanidade, os instintos e os afetos humanos.
A proposta de Nietzsche é a destruição dos valores "Tradicionais" e a criação de
novos valores com novas bases, ou seja, a transvaloração de todos os valores. "
Friedrich Wilhelm Nietzsche

Amigos não levem a mal, eu em meu estado misantropo, busquei algo a se fazer.
O ócio foi meu afrodisíaco que só fez crescer minha descrença na humanidade e assim me decepcionando cada vez mais.
Tenho amigos de verdade que compreendem perfeitamente o que estou falando.



 Parte 2

O ato de viver é tão insano louco, que já perdi as contas de quantas vezes já pensei em me matar. Visto que a morte é o devir de cada humano.
Humano, demasiado humano, me fez a crer que cada vez mais o homem como ser pensante só pensa no seu bem estar, sim é verdade... a família, amigos, colegas de trabalhos não têm a menor importância. Ele não se importa com os seus semelhantes.
O homem é como um gafanhoto que consome plantações, ele chega num oásis físico e ou material, logo consome toda sua beleza e suas fontes naturais, assim vão em busca de outros alvos.
São como vampiros ¹ tentam sugar toda sua energia, não se dão por satisfeitos e não tem a menor vontade de cortar tais laços.
Ps.:¹ Podendo ser usado tanto os seres os seres mitológicos sugadores de sangue e ou também vampiros "parasitas" que roubam todas suas fontes ou energia vital e sexual.

Em meu estado de solidão e ociosidade, só me fez refletir cada vez mais sobre a humanidade , posso eu estar possuído por uma momentânea e ou definitiva loucura, podendo assim não ter mais boas novas. Não me importo se valores foram invertidos, como tanto vejo por aí no mundo exterior e como nas redes sociais¹. Bem e Mal, Bom e Mau, Homem e Mulher, Hétero e Gay, Religioso e Ateu e etc.
Sendo que tudo isso faz parte do mesmo sistema que abrange a humanidade, ele "o homem" está cada vez mais mesquinho e cheio de Moral "ou a falta da mesma", dependendo do ponto de vista no qual ele defende sua visão, vai passando por cima de tudo e de todos. Acho que o homem deve viver livremente  sem se preocupar com as amarras da ignorância, os valores morais destruíram a humanidade e está à levando para o seu Inexpugnável Devir .
O fim está próximo, quero cada vez mais adentrar em minha mente obscura, aprofundar-me cada vez mais em minha psique, procurar conhecer mais e mais mentes doentias como a minha. Tenho noção que o mestre falou a plena verdade ao afirmar que: “o homem já nasceu póstumo”
Ps.:¹ São grupo de pessoas que compartilham pensamentos, costumes e objetivos comuns.

Então venho a terminar essa parte afirmando que:

- o homem por mais que ele tenha medo, o final trágico dessa peça Dionisíaca  é sua morte.
"Aquilo que não me mata, só me fortalece"


Por Andarilho do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário